Índia proíbe exportações de trigo devido a onda de calor e safra prejudicada

Alê Delara
  • Proibição pode empurrar os preços globais do trigo para novos picos
  • A Índia pretendia exportar 10 milhões de toneladas de trigo antes da proibição
  • Onda de calor reduz safra de trigo e eleva preços
  • Compras do governo caem mais de 50% em relação ao ano passado


A Índia proibiu as exportações de trigo no sábado, depois de dizer que estava visando embarques recordes este ano, já que uma onda de calor escaldante reduziu a produção e os preços domésticos atingiram um recorde.

O governo disse que ainda permitirá exportações apoiadas por cartas de crédito já emitidas e para países que solicitem suprimentos "para atender às suas necessidades de segurança alimentar".

A medida para proibir remessas ao exterior não é perpétua e pode ser revisada, disseram altos funcionários do governo em entrevista coletiva.

Os compradores globais estavam apostando no fornecimento do segundo maior produtor de trigo do mundo depois que as exportações da região do Mar Negro caíram após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro. Antes da proibição, a Índia pretendia embarcar um recorde de 10 milhões de toneladas este ano.

As autoridades acrescentaram que não houve queda dramática na produção de trigo este ano, mas as exportações não regulamentadas levaram a um aumento nos preços locais. "Não queremos que o comércio de trigo aconteça de maneira não regulamentada ou que o acúmulo aconteça", disse o secretário de Comércio BVR Subramanyan a repórteres em Nova Délhi.

Embora não seja um dos maiores exportadores de trigo do mundo, a proibição da Índia pode levar os preços globais a novos picos, dada a oferta já apertada, atingindo particularmente os consumidores pobres na Ásia e na África. "A proibição é chocante", disse um trader de Mumbai com uma empresa de comércio global. "Estávamos esperando cortes nas exportações depois de dois a três meses, mas parece que os números da inflação mudaram a mente do governo."

O aumento dos preços de alimentos e energia empurrou a inflação anual no varejo da Índia para perto de uma alta de oito anos em abril, fortalecendo as expectativas de que o banco central aumentaria as taxas de juros de forma mais agressiva. Os preços do trigo na Índia subiram para recordes, em alguns mercados spot atingindo 25.000 rúpias (US$ 320) por tonelada, bem acima do preço mínimo de suporte do governo de 20.150 rúpias. Os custos crescentes de combustível, mão de obra, transporte e embalagem também estão elevando o preço da farinha de trigo na Índia. “Não foi só o trigo. O aumento nos preços gerais levantou preocupações sobre a inflação e é por isso que o governo teve que proibir as exportações de trigo”, disse outro alto funcionário do governo que pediu para não ser identificado, pois as discussões sobre as restrições às exportações eram privadas. “Para nós, é muita cautela.”

CULTURA MENOR

A Índia delineou esta semana sua meta recorde de exportação para o ano fiscal que começou em 1º de abril, dizendo que enviaria delegações comerciais a países como Marrocos, Tunísia, Indonésia e Filipinas para explorar maneiras de aumentar os embarques. Em fevereiro, o governo previu produção de 111,32 milhões de toneladas, sexta safra recorde consecutiva, mas reduziu a previsão para 105 milhões de toneladas em maio.

Um aumento nas temperaturas em meados de março significa que a safra pode ficar em torno de 100 milhões de toneladas ou até menos, disse um trader de Nova Délhi. "As compras do governo caíram mais de 50%. Os mercados spot estão recebendo muito menos oferta do que no ano passado. Todas essas coisas estão indicando uma safra menor", disse o revendedor.

Aproveitando a alta nos preços globais do trigo depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, a Índia exportou um recorde de 7 milhões de toneladas de trigo no ano fiscal até março, um aumento de mais de 250% em relação ao ano anterior. "O aumento no preço do trigo foi bastante moderado, e os preços indianos ainda estão substancialmente mais baixos do que os preços globais", disse Rajesh Paharia Jain, trader de Nova Délhi.

"Os preços do trigo em algumas partes do país saltaram para o nível atual mesmo no ano passado, então a medida para proibir a exportação não passa de uma reação instintiva." Apesar da queda na produção e nas compras do governo pela estatal Food Corporation of India (FCI), a Índia poderia ter embarcado pelo menos 10 milhões de toneladas de trigo neste ano fiscal, disse Jain.

A FCI comprou até agora pouco mais de 19 milhões de toneladas de trigo de agricultores domésticos, contra o total de compras do ano passado de um recorde de 43,34 milhões de toneladas. Ela compra grãos de agricultores locais para administrar um programa de bem-estar alimentar para os pobres.

Ao contrário dos anos anteriores, os agricultores têm preferido vender trigo a comerciantes privados, que ofereceram preços melhores do que a taxa fixa do governo. Em abril, a Índia exportou um recorde de 1,4 milhão de toneladas de trigo e já foram assinados acordos para exportar cerca de 1,5 milhão de toneladas em maio. "A proibição indiana elevará os preços globais do trigo. No momento não há um grande fornecedor no mercado", disse outro negociante.

Fonte: Reuters

Imagem de grãos de café torrados
10 de outubro de 2024
Entenda como os fatores climáticos, logísticos e outros impactam o mercado de café commodity e as decisões de comercialização. Acompanhe!
Qual a tendência para o trigo no Brasil?
26 de setembro de 2024
Entenda as principais tendências para o trigo no Brasil e os desafios enfrentados em meio a um cenário econômico e climático em constante mudança.
Fertilizante sendo utilizado para a produção de milho
12 de setembro de 2024
A produção de milho no Brasil enfrenta desafios com o aumento dos custos de fertilizantes e a pressão do mercado global. Confira o artigo e saiba mais!
imagem meramente ilustrativa para simbolizar os impactos dos incêndios em São Paulo
30 de agosto de 2024
Este artigo detalha as perdas, desafios, possíveis soluções e os impactos dos incêndios em São Paulo para o setor.
A produção de algodão no Brasil tem alcançado marcos históricos. Porém, enfrenta  certos desafios.
21 de agosto de 2024
Explore as perspectivas da produção de algodão no Brasil com uma análise detalhada das condições atuais e futuras do mercado. Confira!
Por Pine Agronegócios 7 de agosto de 2024
Descubra as causas e os impactos da queda de 77,8% nas exportações de milho em julho. Entenda os fatores que influenciaram esse declínio e as perspectivas futuras para o setor.
Plantas
Por Pine Agronegócios 22 de julho de 2024
Margem da Soja
Por Pine Agronegócios 14 de junho de 2024
O mês de maio marcou uma queda na exportação de soja do Brasil.
Por Alê Delara 15 de março de 2023
Um aumento nas infecções de peste suína africana na China deve reduzir a produção de suínos ainda este ano, disseram gerentes de fazendas...
Por Alê Delara 9 de março de 2023
O CPC (Climate Prediction Center) aponta que La Niña terminou e espera que as condições neutras do ENSO continuem durante a primavera do...
Mais Posts