Evolução das tensões no leste europeu pode reduzir oferta global de alimentos, elevando os preços

Alê Delara

A escalada das tensões entre os pesos-pesados das safras mundiais, Rússia e Ucrânia, deve orçar os compradores de trigo, milho e óleo de girassol a buscar carregamentos alternativos, elevando os preços mundiais dos alimentos já perto de máximas históricas.

Os mercados de ações globais caíram enquanto o petróleo bruto subia nesta terça-feira, com o flanco do leste europeu à beira da guerra depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que tropas fossem para regiões separatistas do leste da Ucrânia.

Com os dois países respondendo por certa de 29% das exportações globais de trigo, 19% de milho e 80% das exportações globais de óleo de girassol, os comerciantes temiam que qualquer envolvimento militar pudesse afetar o movimento das colheitas e desencadear uma corrida em massa dos importadores para substituir os suprimentos da região do Mar Negro.

Os futuros de trigo na CBOT saltaram mais de 2% na terça-feira, o milho atingiu um alta de sete meses e a soja ganhou terreno. Todos os três principais ingredientes de alimentos e rações subiram certa de 40% em relação as mínimas de 2021, impulsionados por um declínio na produção global e um demanda robusta

Preços globais de safras e alimentos sobem para máximas de vários anos

Os preços de referência de milho, soja e trigo subiram acentuadamente desde meados de 2020, elevando os preços globais dos alimentos

"Interrupções no fornecimento da região do Mar Negro afetarão a disponibilidade global geral", destacou o economista de agronegócios do National Australia Bank, Phin Ziebell. "Os compradores do Oriente Médio e da África buscarão fontes alternativas"

Destinos de exportações de trigo desde 2020

Compradores do Oriente Médio e África absorveram 70% das exportações russas

Traders dizem que o aumento das tensões já fez com que alguns compradores desviassem os navios para outros fornecedores devido as preocupações de que qualquer início de guerra levaria a longos atrasos no carregamento.

"Os navios estão evitando entrar no Mar Negro por causa do risco de guerra", disse um trader de Singapura. "Interrupções já estão ocorrendo."

A falta de suprimentos na região no Mar Negro pode aumentar a demanda pelo ingrediente para panificação dos Estados unidos e do Canadá.

Os preços mundiais dos alimentos já estão perto das máximas de 10 anos, liderados pela forte demanda por trigo e laticínios, disse a FAO no final do ano passado.

Há apoio adicional para os mercados agrícolas decorrentes de uma alta nos preços do petróleo bruto, com o aumento do uso de produtos agrícolas na fabricação de combustíveis alternativos.

Fonte: Reuters

Imagem de grãos de café torrados
10 de outubro de 2024
Entenda como os fatores climáticos, logísticos e outros impactam o mercado de café commodity e as decisões de comercialização. Acompanhe!
Qual a tendência para o trigo no Brasil?
26 de setembro de 2024
Entenda as principais tendências para o trigo no Brasil e os desafios enfrentados em meio a um cenário econômico e climático em constante mudança.
Fertilizante sendo utilizado para a produção de milho
12 de setembro de 2024
A produção de milho no Brasil enfrenta desafios com o aumento dos custos de fertilizantes e a pressão do mercado global. Confira o artigo e saiba mais!
imagem meramente ilustrativa para simbolizar os impactos dos incêndios em São Paulo
30 de agosto de 2024
Este artigo detalha as perdas, desafios, possíveis soluções e os impactos dos incêndios em São Paulo para o setor.
A produção de algodão no Brasil tem alcançado marcos históricos. Porém, enfrenta  certos desafios.
21 de agosto de 2024
Explore as perspectivas da produção de algodão no Brasil com uma análise detalhada das condições atuais e futuras do mercado. Confira!
Por Pine Agronegócios 7 de agosto de 2024
Descubra as causas e os impactos da queda de 77,8% nas exportações de milho em julho. Entenda os fatores que influenciaram esse declínio e as perspectivas futuras para o setor.
Plantas
Por Pine Agronegócios 22 de julho de 2024
Margem da Soja
Por Pine Agronegócios 14 de junho de 2024
O mês de maio marcou uma queda na exportação de soja do Brasil.
Por Alê Delara 15 de março de 2023
Um aumento nas infecções de peste suína africana na China deve reduzir a produção de suínos ainda este ano, disseram gerentes de fazendas...
Por Alê Delara 9 de março de 2023
O CPC (Climate Prediction Center) aponta que La Niña terminou e espera que as condições neutras do ENSO continuem durante a primavera do...
Mais Posts