top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlê Delara

Baltic Dry Index (BDI) - O Indicador que antecipa ciclos econômicos

O índice da média de preços pagos pelo transporte de commodities, que pode ser utilizado como indicar econômico global


O Baltic Dry Index é o índice de Shipping & Trade de Commodities, criado pela Baltic Exchange. Ele mede as mudanças no custo de transporte de várias commodities, como carvão, aço e grãos.


O Baltic Exchange foi criado em 1744, na cidade de Londres, como um ponto de encontro de comerciantes e capitães de navios; atualmente está dentro da The Baltic Exchange Limited que representa os interesses de 600 empresas.


A Exchange atua como um intermediário nas negociações de contratos físicos e contratos futuros para a entrega de cargas bulk e breakbulk. A negociação destes contratos é restrita às empresas membros, o que, em princípio, deixa de fora a especulação de mercado.


O BDI é um dos índices fornecidos pela The Baltic Exchange, sendo o mais famoso porque é, geralmente, considerado como um indicador antecipado de recessões econômicas. Outros índices são: Baltic Exchange Capesize, Panamax e Supramax/Handymax.


OS TAMANHO DOS NAVIOS BDI

O navios Capesize são as maiores embarcações do BDI, com capacidade bruta (DWT) acima de 100.000 toneladas. O tamanho médio de um Capesize do BDI é 156.000 dwt. Está categoria também pode incluir algumas embarcações enormes, com capacidade de 400.000 dwt. Estes navios transportam, principalmente, minério de ferro e carvão em rotas de longo curso e, ocasionalmente, usados no transporte de grãos.


Os navios Panamax têm capacidade de 60.000 a 80.000 dwt e são usados, principalmente, para o transporte de carvão, grãos, açúcar e cimento. Os navios de carga Panamax requerem equipamentos especializados para carga e descarga. Eles mal conseguem se espremer pelo Canal do Panamá.


As menores embarcações, incluídas no BDI, são os Supramax, também conhecidos como Handymax. Esses navios têm capacidade de carga de 45.000 a 59.999 dwt. Às vezes, embora tenham um tamanho próximo ao do Panamax, os Supramax normalmente possuem equipamentos especializados para carga e descarga e são usados em portos onde os Panamax não consegue operar.


TIPOS DE COMMODITIES BULK


As commodities transportadas a granel (bulk), são dividas em duas categorias: major bulks e minor bulks. Alguns exemplos das principais commodities a granel incluem minério de ferro, carvão e grãos. Estes granéis respondem por quase dois terços do comércio global de granéis sólidos. Já os minor bulks incluem aço, açúcar, cimento e cobrem o terço restante do comércio global de granéis sólidos.


O carvão, junto com o minério de ferro, é uma das commodities a granel mais negociadas em volume no mundo. Os países mais envolvidos na importação de carvão, para suas cobertura de suas necessidades de energia primária e eletricidade são: Índia, China e Japão. Os grãos são outras commodities muito importante em termos de comércio de granéis sólidos via marítima e respondem por uma fatia significativa do comércio global.


PRINCIPAIS VANTAGENS


  • O Baltic Dry Index (BDI) é um índice de preços médios pagos pelo transporte de cargas secas a granel em 20 rotas diferentes;

  • O BDI é frequentemente visto como um indicador importante da atividade econômica, porque as mudanças no índice refletem a oferta e a demanda por materiais importantes usados na indústria;

  • O índice pode apresentar altos níveis de volatilidade porque a oferta de grandes transportadoras tende a ser pequena, com longos prazos de entrega e altos custos de produção.

A Baltic Exchange calcula o índice avaliando as taxas de transporte em 26 rotas marítimas, para cada um dos navios componentes do BDI. A análise das múltiplas rotas de envio, com seus sub-índices, consegue fornecer valores com profundidade à medição do índice geral.


Cada tipo de embarcação tem sua relevância dentro do cálculo do índice geral. Os "pesos" são: Capesize 40%, Panamax 30% e Supramax 30%.


((Capesize5TCavg x 0,4) + (PanamaxTCavg x 0,3) + (SupramaxTCavg x 0,3)) x 0,10 = preço médio do frete por tempo


O preço é baseado no contrato por tempo de viagem, não por viagem.


Determinantes do preço de frete


Para além da oferta de navios e da procura de transporte, devem ser considerados os custos de rotina da utilização dos navios e também os custos específicos da viagem.


Quanto ao primeiro, destaca-se:

  • Depreciação e o custo de financiamento do capital utilizado para a construção do navio;

  • Salários da tripulação, seguros, despesas de viagem, etc.;

  • Abastecimento;

  • Peças de reposição, óleos;

  • O subsídio diário correspondente para cobrir os custos de reparação, docas secas, etc.

Quanto aos custos específicos de viagem

  • O mais importante: o combustível;

  • Taxas portuárias;

  • Estivadores;

  • Carregamento/Descarregamento;

  • Outros custos como prêmio de risco, impostos, etc.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES


O Baltic Dry Index tem a vantagem (ou desvantagem) de que, não podendo ser negociado fora da The Baltic Exchange, não está exposto a variações especulativas.


Uma das questões mais importantes a destacar, é a correlação lógica entre o preço do petróleo e o BDI. Necessariamente, o custo do petróleo será um fator determinante do preço, contudo, há que salientar a lentidão de movimento da oferta.


No gráfico, observamos a relação entre o BDI e o petróleo bruto


A este respeito, embora à primeira vista possa parecer lógico que o BDI possa indicar uma recessão, mas se acrescentarmos os condicionantes como oferta de navios e o preço do petróleo, rapidamente, percebemos que não devemos tirar conclusões precipitadas. O que não impede que possa ser útil na medição da saúde da economia e dos mercados.


Outra relação interessante é o das commodities com o BDI, naturalmente o aumento do comércio de matérias-primas é acompanhado por um aumento de seu preço, neste sentido podemos ver o gráfico da relação entre o Cobre e o BDI



EXEMPLO DO MUNDO REAL


O índice pode experimentar altos níveis de volatilidade se a demanda global aumentar ou cair repentinamente, porque a oferta de grandes transportadoras tende a ser pequeno, com longos prazos de entrega e altos custos de produção.


Os preços das ações aumenta, quando o mercado global está saudável e crescendo, e tendem a diminuir quando está parado ou caindo. O índice é razoavelmente consistente porque depende de fatores de oferta e demanda, sem muitas influências como desemprego e inflação.


O BDI previu a recessão de 2008 em alguma medida, quando os preços sofreram uma queda acentuada. Em fevereiro de 2019, a Bloomberg indicava que o índice caiu mais de 47% no ano, se nível mais baixo em quase 24 meses, de acordo com o Hellenic Shipping News.


Por: Alê Delara


E você, conhecia o BDI?


Comente aí...

159 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page