Publicado zoneamento agrícola do milho de primeira safra para 2021/2022

Alê Delara

Cumprir as recomendações do Zarc é obrigatório para o produtor ter acesso aos benefícios do seguro rural e Proagro

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) as portarias 159 a 175, com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2021/2022, para o cultivo do milho de 1ª safra. As Unidades da Federação contempladas foram: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina .

Vários fatores contribuem para a produtividade do milho, sendo os mais importantes a disponibilidade de água, a interceptação de radiação solar pelo dossel e a eficiência metabólica e de translocação de fotossintatos para os grãos.

Para que serve o Zarc?

O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos .

O modelo agro meteorológico considera elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento da produção agrícola como temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, ocorrência de geadas, água disponível nos solos, demanda hídrica das culturas e elementos geográficos (altitude, latitude e longitude).

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Além disso, muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

Aplicativo Plantio Certo

Produtores rurais e outros agentes do agronegócio podem acessar por meio de tablets e smartphones, de forma mais prática, as informações oficiais do Zarc, facilitando a orientação quanto aos programas de política agrícola do Governo Federal.

O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática Agropecuária (Campinas/SP), está disponível nas lojas de aplicativos: iOS e Android.

Os resultados do Zarc também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”

Qual a tendência para o trigo no Brasil?
26 set., 2024
Entenda as principais tendências para o trigo no Brasil e os desafios enfrentados em meio a um cenário econômico e climático em constante mudança.
Fertilizante sendo utilizado para a produção de milho
12 set., 2024
A produção de milho no Brasil enfrenta desafios com o aumento dos custos de fertilizantes e a pressão do mercado global. Confira o artigo e saiba mais!
imagem meramente ilustrativa para simbolizar os impactos dos incêndios em São Paulo
30 ago., 2024
Este artigo detalha as perdas, desafios, possíveis soluções e os impactos dos incêndios em São Paulo para o setor.
A produção de algodão no Brasil tem alcançado marcos históricos. Porém, enfrenta  certos desafios.
21 ago., 2024
Explore as perspectivas da produção de algodão no Brasil com uma análise detalhada das condições atuais e futuras do mercado. Confira!
Por Pine Agronegócios 07 ago., 2024
Descubra as causas e os impactos da queda de 77,8% nas exportações de milho em julho. Entenda os fatores que influenciaram esse declínio e as perspectivas futuras para o setor.
Plantas
Por Pine Agronegócios 22 jul., 2024
Margem da Soja
Por Pine Agronegócios 14 jun., 2024
O mês de maio marcou uma queda na exportação de soja do Brasil.
Por Alê Delara 15 mar., 2023
Um aumento nas infecções de peste suína africana na China deve reduzir a produção de suínos ainda este ano, disseram gerentes de fazendas...
Por Alê Delara 09 mar., 2023
O CPC (Climate Prediction Center) aponta que La Niña terminou e espera que as condições neutras do ENSO continuem durante a primavera do...
Por Alê Delara 01 mar., 2023
Ontem, a Argentina anunciou que foi identificado um caso de gripe aviária em uma granja industrial, o que levou o país a suspender as...
Mais Posts
Share by: