Gripe aviária é identificada em uma granja na Argentina - Quais os riscos no Brasil?

Alê Delara

Ontem, a Argentina anunciou que foi identificado um caso de gripe aviária em uma granja industrial, o que levou o país a suspender as exportações de aves.

A alguns dias, o país vinha informado o aparecimento de casos em aves selvagens, assim como fizeram Peru, Equador, Colômbia, Chile e Uruguai até, agora, chegar em aves comerciais. No Brasil, nenhum caso foi reportado e os órgãos sanitários seguem em alerta

Particularmente, acho que é questão de tempo até termos o primeiro caso por aqui, visto a dificuldade em controlar o avanço da doença, visto que as aves fazem imigrações longas e aqui eu começo a especular com possíveis cenários.

Do pontos de vista do risco, vamos olhar para uma possibilidade ruim: o vírus chega ao Brasil e acaba atingindo alguma granja, causando o abate de aves. O consumo de #milho pode cair e levar junto as cotações! Será que, olhando este risco, não seria aconselhável, montar seguros de baixa, na B3, para o curto prazo?

Claro que sempre trabalhamos e torcemos para o melhor, mas o risco está presente e temos que gerenciar!!

Agora, olhando para o extra bird flu. Problemas com o plantio do safrinha começam a ficar mais evidentes. No Paraná, o Deral estima que somente 26% foi semeado, contra 52% da média dos últimos 5 anos. Outros estados, também, apresentam problemas.

Mais cedo, conversei com clientes no estado e alguns deles já estão realizando a devolução de sementes, pois não conseguirão plantar dentro de uma janela adequada; outro cliente, no Acre, reportou o mesmo problema: excesso de chuvas que impedem a colheita de soja e o plantio do milho, que deveria estar plantada até o dia 13/03 para estar dentro de uma boa janela

Olhando para os números, parece difícil a conta fechar:

Produção 125 mmt

Estoque inicial 5 mmt

Importação 1,5 mmt

Consumo: 81 mmt

Exportação de 50 mmt


Resumindo

Oferta Total de 131,6 mmt

Demanda Total de 131 mmt

Ou seja, estoques finais zerados. Então algum número não está correto!!

Supondo que a produção seja se 123 mmt (minha expectativa) e mantendo os outros dados, ou importamos mais e/ou os preços terão que limitar a demanda de tal maneira que não falte milho ou, realmente, alguém está mentindo!

P.s Acho que nossas exportações pode ficar próximas de 43 mmt, o consumo doméstico em 79 mmt, deixando um estoque final de ~7,5 mmt

* Seja assinante do Relatórios Agro e recebe informações e análise de especialistas em soja, milho, trigo, café e fertilizantes, todos os dias - www.relatoriosagro.com.br

Imagem de grãos de café torrados
10 de outubro de 2024
Entenda como os fatores climáticos, logísticos e outros impactam o mercado de café commodity e as decisões de comercialização. Acompanhe!
Qual a tendência para o trigo no Brasil?
26 de setembro de 2024
Entenda as principais tendências para o trigo no Brasil e os desafios enfrentados em meio a um cenário econômico e climático em constante mudança.
Fertilizante sendo utilizado para a produção de milho
12 de setembro de 2024
A produção de milho no Brasil enfrenta desafios com o aumento dos custos de fertilizantes e a pressão do mercado global. Confira o artigo e saiba mais!
imagem meramente ilustrativa para simbolizar os impactos dos incêndios em São Paulo
30 de agosto de 2024
Este artigo detalha as perdas, desafios, possíveis soluções e os impactos dos incêndios em São Paulo para o setor.
A produção de algodão no Brasil tem alcançado marcos históricos. Porém, enfrenta  certos desafios.
21 de agosto de 2024
Explore as perspectivas da produção de algodão no Brasil com uma análise detalhada das condições atuais e futuras do mercado. Confira!
Por Pine Agronegócios 7 de agosto de 2024
Descubra as causas e os impactos da queda de 77,8% nas exportações de milho em julho. Entenda os fatores que influenciaram esse declínio e as perspectivas futuras para o setor.
Plantas
Por Pine Agronegócios 22 de julho de 2024
Margem da Soja
Por Pine Agronegócios 14 de junho de 2024
O mês de maio marcou uma queda na exportação de soja do Brasil.
Por Alê Delara 15 de março de 2023
Um aumento nas infecções de peste suína africana na China deve reduzir a produção de suínos ainda este ano, disseram gerentes de fazendas...
Por Alê Delara 9 de março de 2023
O CPC (Climate Prediction Center) aponta que La Niña terminou e espera que as condições neutras do ENSO continuem durante a primavera do...
Mais Posts