top of page
Buscar
  • Foto do escritorAlê Delara

Conab lança o programa "Leilão para Você" para ajudar pecuaristas


A Conab lançou hoje o programa Leilão para Você, direcionado aos pecuaristas que usam milho como insumo para produção de ração.


Em um ano, o cereal acumulou alta de 60%, enquanto a arroba do boi gordo teve valorização de 19,5%. Esta disparidade entre o aumento dos insumos e do boi, aumenta a necessidade de gestão de riscos para o negócio não acabe se terminando em prejuízo. Infelizmente nosso mercado financeiro não oferece um derivativo que mitigue os riscos de oscilação de preços, como as opções, para os contratos de boi gordo; exposições diretamente em contratos futuros acabam adicionando um risco diferente ao negócio, que são as margens de garantia; este fato acaba fazendo valer o ditado "Mercado de bolsa, para o boi gordo, é para gente grande".


O projeto da CONAB traz a possibilidade de gerenciar o risco de preços através do Contrato a Termo, que nada mais é do que a compra para recebimento futuro. De acordo com o superintendente de logística da Conab, Thomé Guth "O modelo garante aos pecuaristas a construção de estratégias para garantir o abastecimento do cereal no futuro, incluindo no período de entressafra ou de quebra de produção". Os contratos a termo podem ser usados, além de garantia de abastecimento, como garantidor de preços no caso desde ser acordado no momento da celebração do contrato.


As operações serão celebradas no âmbito privado, com o apoio operacional da Conab, inclusive utilizando os armazéns da entidade como entreposto. Há redução do risco de contraparte, com a Companhia atuando para garantir a segurança e transparência das negociações.


O objetivo é garantir do abastecimento e estimular o processo de compra com entrega futura, reduzindo os riscos de preços, preservando as margens e garantido maior igualdade de condições com as tradings e usinas de etanol.


"O Contrato a Termo entra como uma alternativa de médio/longo prazo, extremamente positiva, com a possibilidade de garantir a segurança tanto de pecuaristas, quanto de produtores de milho" completa o superintende - e sabemos que o hedge mais barato, é o contrato a termo.


Para quem quer conhecer e/o participar do programa, a operação pode ser solicitada a qualquer momento, diretamente nas unidades da Conab. Para conhecer melhor o programa, só acessar o link https://www.conab.gov.br/comercializacao/leilao-pra-voce


Copyright - Pine Agronegócios

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page